Verso Bíblico da Semana Para Memorizar

Verso Bíblico da Semana:
Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem. O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se".
Êxodo 14:13 e 14.

28 de mar. de 2011

Será que Deus já não respondeu?

Nessa madrugada, ao estudar o capítulo 12 do livro de Atos, deparei-me com uma história curiosa e, ao mesmo tempo, fascinante. Depois de promover uma perseguição aos cristãos e mandar matar a Tiago, irmão de João, o Herodes Agripa I percebeu que isso era uma interessante estratégia política. “Agradava aos judeus”. Assim, um ícone do cristianismo, Pedro, é preso para ser executado depois da Páscoa.
Chamam a atenção a segurança reforçada e os detalhes do encarceramento e libertação do apóstolo. Quatro escoltas. Duas cadeias. Acorrentado entre dois soldados.  E, no meio da noite um anjo do Senhor efetua um resgate cinematográfico. Para Pedro parecia uma visão, um sonho. Porém, não há suspense. Com tranqüilidade absoluta Pedro calça as sandálias e veste a capa. E lá vão os dois! Os cadeados caem. Os portões de ferro se abrem automaticamente. Da mesma forma se fecham. Ambos seguem pela rua deserta, àquela hora.
De repente, Pedro está só. E livre! “Considerando ele a sua situação”, resolve ir à casa de Maria, mãe do evangelista João Marcos. Lá, como em outros lugares, estavam em oração e vigília pela libertação dele. Pedro bate no alpendre. A empregada, Rode, vai ver quem é.  A surpresa ao reconhecer a voz de Pedro deixa-a “tão alegre” que volta apressada para dentro, ficando fora de casa a resposta da oração de todos.
“Estás louca”, dizem os intercessores à Rode. Ela, porém, continua insistindo. “É ele, sim. É a voz dele!”. “Não é ele! Você viu o anjo dele!”, argumentam. Enquanto isso, lá fora, Pedro continua batendo. Finalmente, todos vão para a rua e constatam “atônitos” que não precisam orar mais. Deus já respondeu. Pedro está livre.
O desfecho, nos versos seguintes, também é surpreendente. Para os guardas e para Herodes. Porém, o que me chamou a atenção em todo esse relato é que, quase dois mil anos depois, continuamos agindo da mesma forma, tantas vezes!
Há uma necessidade urgente, um pedido, uma angústia e nos dedicamos a oração. Não é assim? Reuniões, correntes, vigílias, jejuns, etc. A falta de fé, porém, ainda continua afetando e, em alguns casos, até “atrapalhando” a comunicação de Deus. A resposta está ali prontinha, quantas vezes, diante de nós. Antes mesmo até de pedirmos. De olhos arregalados, porém, demoramos em reconhecer e receber a bênção.
Está você vivendo um drama familiar e tem orado insistentemente por uma solução? É um problema no seu emprego ou a falta dele? Deus é o maior interessado em ajudar você. Ore, peça, clame, mas também pare para ouvir o que Ele tem a dizer. Às vezes falamos (gritamos) tão alto que não conseguimos ouvir a voz mansa e suave do Senhor dizendo: “Já respondi, meu filho. Abra a porta! A resposta está ali, esperando por você”.

15 de mar. de 2011

Pecado = Trevas + Solidão

Você algum dia já se sentiu absolutamente só? Não fomos criados para viver sozinhos, mas o sentimento de solidão acompanhado do peso na consciência por algum pecado cometido é terrivelmente pior. Para piorar a situação acrescente a escuridão da noite, que amplia esses sentimentos. Infelizmente já experimentei na minha adolencência algo "parecido" e confesso que não foi fácil atravessar a pé o centro de São Paulo de madrugada em um sábado à noite. Pela graça de Deus, consegui chegar "salvo" em casa no amanhecer, mas nunca mais repeti a loucura...

Assim, que Jacó foi descoberto como enganador ele teve que fugir para não ser morto pelo seu irmão. Ele não pegou malas, dinheiro ou qualquer outra coisa a não ser um cajado de pastor. Sua viagem em direção a parentela de sua mãe seria muito difícil, pois estava a centenas de quilômetros de distância e o caminho era extremamente perigoso, pois havia tribos selvagens e nômades. Pior que os perigos da viagem era o sentimento de solidão e do pecado que cometera contra seu pai e irmão. Ele, em sua angustia temia que tivesse perdido a benção paterna que tanto almejara. Seu medo e angustia era tanto que não falou com ninguém no caminho para não deixar pistas para seu irmão.

Como acontece sempre com aqueles que pecam e sentem-se indignos, ele relutava em orar a Deus. - Jacó, achava-se tão completamente só que sentiu necessidade da proteção de Deus, como nunca antes a sentira. Com pranto e profunda humilhação confessou seu pecado, e rogou uma prova de que ele não estava inteiramente abandonado. O coração sobrecarregado não encontrou ainda alívio. Mas Deus não abandonou Jacó. O Senhor, com compaixão, revelou precisamente o que Jacó necessitava - um Salvador. Cansado da jornada, o viajante deitou-se no chão, tendo uma pedra como travesseiro. Dormindo, viu uma escada, brilhante e resplendente, cuja base repousava na terra, enquanto o cimo alcançava o Céu.

Jacó então aprendeu sobre a salvação ofertada pela vida e morte de Jesus a todos os que o buscarem. Viu o plano da redenção em visão e ouviu da boca de Deus, a promessa de que ele seria protegido e guardado por Deus em todas as ocasiões, ouviu também que voltaria um dia para casa de seus pais.

"Jesus era a escada que eliminaria o abismo que separava o homem do céu, a escada que daria ao pecador arrependido a vida eterna."

Então Jacó despertou do sono profundo no silêncio da noite, totalmente transformado! Agora tinha uma intuição solene de que Deus estava com ele. Uma presença invisível enchia a solidão.

Quantas vezes você já se sentiu como Jacó perdido e sozinho após pecar? 


Pense: Não existe um grande abismo de pecado que a “escada” de Jesus não possa tirá-lo!!!

4 de mar. de 2011

Valorize o adolescente!

"Tenha profundo respeito por um adolescente,
Sua vida é grande em possibilidades.
Ele pode...escrever livros
que hão de moldar caracteres ou,
inventar máquinas
que revolucionarão o comércio e o mundo.
Todo homem já foi um dia um simples menino...um adolescente.
Saúde-os quando passarem por você;
quem sabe, amanhã você poderá procurar
um deles para prestar-lhe um favor,
ou para ouvi-lo pregar,
ou para pedir-lhe que o defenda
perante um tribunal;
ou, quem sabe, estaria ao pé da sua cama
com seu avental branco,
auscultando seu pulso e seu coração,
pronto para cumprir seu dever,
enquanto a máscara da anestesia
é colocada sobre seu rosto
e a escuridão e a morte rondam a sua vida...
Seja paciente com os meninos....com os adolescentes.
Você está lidando com uma alma.
O mundo nos traz surpresas curiosas,
seja paciente com os meninos....
Seja paciente com os adolescentes."
Autor desconhecido
Retirado do livro: Construindo o amanhã ( Áurea Soares)

2 de mar. de 2011

Conselhos sobre Escola Sabatina

"Ao procurarmos, mediante a Santa Palavra, tornar-nos familiarizados  com nosso Pai celestial, anjos se aproximarão de nós, nossa mente será fortalecida, nosso caráter elevado e enobrecido, e seremos mais semelhantes ao Salvador."  Conselhos sobre a Escola Sabatina - Ellen G. White